Laboratório de Espectroscopia Óptica

    O Laboratório de Espectroscopia Óptica possui vários equipamentos que permitem aquisição de espectros de luminescência, tempo de vida entre outras técnicas ópticas.

     Os equipamentos e acessórios que atualmente compõem o sistema para aquisição de espectros de luminescência são: Câmara CCD (modelo 2000 x 800 – 3) refrigerada a nitrogênio líquido. Essa câmara tem alta eficiência quântica e detecta espectros de luminescência na faixa de 350 a 1050 nm; Detectores de InGaAs ativado; Uma fotomultiplilcadora PMT; Monocromador da SPEX de 75 cm de distância focal de alta resolução; Um Espectrômetro Ocean Optics Jaz na faixa do VIS (visível); Sistema de Criogenia que opera até a temperatura de 30 K; Laser de Argônio de 8 W de potência com nove linhas do espectro eletromagnético visível; Laser de He-Ne (20 mW); Laser de diodo 405 nm; Osciloscópio Tektronix DPO 2012; Mesa Óptica antivibratória; Controlador de Temperatura com dois sensores; Amplificador Lockin de dois canais; Uma bomba de vácuo acoplada a uma Turbomolecular; Medidor de Vácuo; Medidor de Potência; Sistema de controle e de aquisição de dados (computador + placa de aquisição + Software Spectramax); Acessórios Ópticos (Espelhos Planos, Lentes, Prismas, Filtros de Densidade Neutra, Filtros de Interferência, Posicionadores XYZ, etc.).

 

 

Mesa óptica

 

    O equipamento atualmente utilizado no laboratório para aquisição de espectros de absorção óptica é o ESPECTROFOTÔMETRO ULTRAVIOLETA-VISÍVEL-INFRAVERMELHO PRÓXIMO (UV-VI-NIR – 3600 SHIMADZU). Este equipamento tem um alto desempenho com um monocromador duplo e atinge um baixo nível de dispersão de luz com alta resolução, permitindo uma varredura desde 185 até 3300 nm. Este instrumento pode executar espectrometria para vários tipos de amostra, variando a partir de amostras que exigem uma alta resolução, como o gás, para amostras de alta concentração de líquidos e sólidos.

 

Espectrofotômetro UV-VI-NIR 3600 SHIMADZU